Um até logo a Abelardo de todas as Horas


Da Página do MST


A morte de Abelardo da Hora não é o fim de uma história, porque se por aqui ele deixa de estar entre nós, todavia sua arte se perpetua em nossos corações e em nosso imaginário.


Da Página do MST

A morte de Abelardo da Hora não é o fim de uma história, porque se por aqui ele deixa de estar entre nós, todavia sua arte se perpetua em nossos corações e em nosso imaginário.

Em contrapartida, a partir de hoje os céus ganham mais arte, mais beleza e muito mais felicidade. Os 90 anos de vida só nós trouxe o exemplo de sua grandiosidade como artista, de sua alegria e irreverência como humano e de sua combatividade como militante.

Em 2013 Abelardo da Hora foi homenageado pelo MST durante o carnaval de Olinda (PE), onde na barraca da Reforma Agrária nos dias de Momo o elegemos como exemplo de militante comunista, artista plástico engajado e folião que merecia ser reconhecido por sua contribuição as artes plásticas e a vida política.

Bebé, como era conhecido em sua casa, foi um personagem importante na renovação artística de Pernambuco, organizando a Sociedade de Arte Moderna no Recife na década de 40 e o Movimento de Cultura Popular (MCP).

Em sua longa trajetória retratou em seus desenhos, gravuras e esculturas mulheres, trabalhadores, suas lutas, seu tempo… a vida. Suas obras têm um claro conteúdo político e uma grande contribuição social que podem ser vistas em: Desamparados, O Sertanejo, Os Retirantes, Os Sem Terra, entre tantas outras.

Aqui ficamos triste com sua partida. Hoje, a lembrança de sua vivacidade enche nossos olhos de lágrimas com o desejo de voltar em sua casa e ser recebida com o carinho de sempre, tomar um café na xícara quente e passear em seu quintal, namorar suas obras e admirar a sua capacidade de se manter firme no trabalho.

À família de Abelardo deixamos nosso fraterno abraço e nossa admiração pelo sujeito terno e amável que foi. Lembraremos com carinho de quando o visitamos e ele dizia “tenho pressão baixa, tesão alto e muita vontade de trabalhar”.

Abelardo da Hora, a militância do MST vai sentir sua falta. Queremos te dizer que esse é apenas um até logo ao nosso Abelardo de todas as Horas. Nos encontraremos por aí, nas esquinas desse Recife quando nos depararmos com suas obras que embelezam essa cidade.

Direção Estadual do MST-PE