MST realiza 11º Encontro Estadual dos Sem Terrinha em Curitiba

 

Da Página do MST

 

Da Página do MST

“Sem Terrinha: pelo Direito de Viver e estudar no campo”, esse é o lema que move aproximadamente 900 Sem Terrinhas paranaenses a participar do 11º Encontro Estadual dos Sem Terrinha, que vai iniciar nesta quarta-feira (15/10), na reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). 
 
O Encontro têm por objetivo dar visibilidade à realidade vivenciada pelas crianças acampadas e assentadas, pautando temas que as afetam diretamente, como o direito de ter fácil acesso a educação de qualidade, independente do local em que vivem como prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).
 
Os Sem Terrinhas também denunciam o fechamento de escolas no campo. Nos últimos anos, foram fechadas mais de 24 mil escolas rurais em todo o Brasil, sendo que só no Paraná na década de 2000, foram fechadas 44% das escolas da zona rural, ou seja, no ano de 2000 existiam 3.062 escolas no meio rural, porém já no ano de 2009 restavam apenas 1.715.
 
Na programação do encontro, que termina sexta-feira (17/10), estão previstos debates sobre os direitos da criança e do adolescente, cerca de 20 oficinas de arte e educação, passeios públicos, apresentações culturais, e a marcha dos Sem Terrinha por Escola no Campo.
 
O encontro faz parte da Jornada Nacional do Sem Terrinha e acontece anualmente no mês de outubro nos 24 estados em que o MST está organizado, mobiliza crianças e adolescentes dos acampamentos e assentamentos desde 1994.