Oficina debate impacto dos agrotóxicos com educandos do Ensino Fundamental

Da Página do MST


"Agricultura e educação, agroecologia é a solução. Para os agrotóxicos dizemos sempre não!". Este foi um dos gritos produzidos durante uma oficina de conscientização sobre os riscos do uso de agrotóxico da campanha “Extremo Sul pela Vida: Agrotóxico Zero!”.

Da Página do MST

“Agricultura e educação, agroecologia é a solução. Para os agrotóxicos dizemos sempre não!”. Este foi um dos gritos produzidos durante uma oficina de conscientização sobre os riscos do uso de agrotóxico da campanha “Extremo Sul pela Vida: Agrotóxico Zero!”.

A atividade foi realizada nesta segunda-feira (20) com os estudantes de todas as turmas do ensino fundamental 2, da Escola Dois de Maio, do Assentamento Chico Mendes, localizado no município de Itabela.

Os debates propostos trouxeram diversas informações sobre os impactos do uso de agrotóxicos no meio ambiente e os riscos à saúde humana.

Metodologia

A oficina aconteceu com base em conversas e exibição do curta “Agrotóxicos e Câncer”.

Segundo a equipe técnica que desenvolveu a oficina, “foi possível refletir e debater com os educandos e educadores os males causados pelas intoxicações a partir do contato com os agrotóxicos e as doenças que podem se desenvolver a partir disso”.

Foram realizadas também dinâmicas educativas que ajudaram a compreender melhor o tema, estimulando a participação de todos os estudantes envolvidos.

Logo após a exibição da vídeo “Campanha Extremo Sul pela Vida: Agrotóxicos Zero!”, cada turma criou uma mensagem para fortalecer a campanha.

Também foram produzidas palavras de ordem que afirmavam a agroecologia como o caminho para uma vida mais saudável.

Campanha

A campanha teve início no primeiro semestre deste ano e tem como finalidade levar aos assentamentos e acampamentos o debate da agroecologia e o combate ao uso de agrotóxicos.

Diante desse desafio, todos os espaços estão sendo usados como ferramenta de conscientização, inclusive as escolas.