Juventude Sem Terra realiza curso de formação em Veranópolis

A atividade foi realizada em parceria com o Iterra.

unnamed.jpg

Da página do MST

Cerca de 40 jovens se reuniram na cidade gaúcha de Veranópolis, para participar da V Turma da Juventude Che Guevara.

O curso aconteceu de 17 a 30 de janeiro e recebeu jovens dos três estados da região sul, além dos estados do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

Lucas Nogueira, do Coletivo de Juventude do MST, afirma que o Movimento entende a importância de avançar na formação política e organizativa de seus militantes.

“É importante que a juventude vivencie e absorva as experiências organizativas construídas no Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da Reforma Agrária (Iterra), elas servem de orientação na organização dos acampamentos e assentamento, em especial na construção dos coletivos de juventude”, diz.

Para Ana Paula, jovem assentada de 17 anos, “as experiências organizativas adquiridas durante o curso podem contribuir na formação do coletivo de juventude no estado de Santa Catarina, onde vive”.

A permanência dos jovens no campo surge como uma grande tarefa a ser executada, tendo como necessidade a criação de novos acampamentos, isso massifica a luta pela terra implementado a reforma agrária popular, e contribuindo também nas lutas que estão acontecendo nas grandes capitais, como as manifestações contra o aumento da passagem, as demandas por moradia, pela garantia dos empregos e etc.

É essa nova geração de jovens, que está surgindo dentro dos assentamentos e acampamentos que tem o compromisso de dar continuidade na luta pela terra, avançando nas conquistas, combatendo o agronegócio, e o Estado que inviabiliza as conquistas dos trabalhadores.

Durante os dias de curso a juventude participou de oficinas de agitação e propaganda, estudos sobre o legado do Che Guevara, além de atividades culturais.