Tribunal dos Povos acusa mineradoras canadenses de violar direitos humanos

O documento que será finalizado em 2016 aponta o Canadá como um dos maiores responsáveis pela violação de direitos humanos na AL.

Do IPS Notícias

 
A prévia de uma investigação feita pelo Tribunal Permanente dos Povos (TPP), que será concluída em 2016 foi divulgada essa semana.

O documento concluiu que cinco empresas de mineração do Canadá e também o governo do país são responsáveis pela violação dos direitos humanos na América Latina.

O TPP é uma organização independente fundada na Itália, que descobriu que empresas como a Barrick Gold, Goldcorp, Excellon Recursos, Blackfire Exploração, Ottawa e Tahoe Recursos são culpadas por violar direitos trabalhistas, além de contribuir com a destruição ambiental, privando a população nativa do direito à autodeterminação.

O secretário-geral da TPP desde a sua criação em 1979, Gianni Tognoni, é uma das oito pessoas assinam o documento. Em entrevista à IPS, ele falou sobre como as investigações do TPP podem ter afetado o debate internacional no passado.

Dentre muitos exemplos, ele citou o caso do trabalho escravo infantil na indústria do vestuário, que foi denunciado pelo TPP, a fim de reforçar a fiscalização e controle das organizações não-governamentais.

“O que poderia ser feito para integrar o tribunal a outras forças, está sendo feito, assim podemos fazer reclamações em termos de solidez jurídica”, disse Tognoni.

Ele comparou a situação e eficácia imediata dos tratados econômicos e mencionou o famoso confronto entre direitos humanos e empresas transnacionais.

“É possível ter uma sociedade global que é progressiva e só responde aos critérios e indicadores econômicos”, disse.

Formalmente, o Canadá deve se defender no seu próprio território, de acordo com o princípio da Maastricht sobre as obrigações extraterritoriais dos Estados para os quais as autoridades públicas devem supervisionar os atores não-estatais.

“Mas o país pode simplesmente não fazer nada também”, disse Tognoni.

O documento de 86 páginas relata que 75 % das empresas de mineração em todo o mundo estão com sede no Canadá, e as empresas canadenses com estimativa em mais de 50 milhões de dólares no setor de mineração em investimentos na América Latina representam de 50 a 70 % do total da região.

“Os documentos apresentados mostram claramente que no exterior, o Canadá promove a violação dos direitos humanos fundamentais”, disse Tognoni.

A TPP chegou ao veredicto de culpa em 10 de dezembro, no Dia Internacional dos Direitos Humanos. A organização fez recomendações ao governo canadense, bem como as agências internacionais e outras instituições, incluindo 22 divisões do Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU).

“É claro que é importante para organizar o movimento de oposição dar um forte apoio legal aos argumentos políticos e sociais, para que fique claro que a batalha pela justiça internacional é absolutamente idêntica à batalha pela democracia interna”, disse Tognoni.

Em sua opinião, “essas duas posições estão cada vez mais ligadas, não há países que são independentes da cena internacional”.

As reuniões do TPP “adicionam esse corpo de trabalho para mostrar que há uma necessidade urgente de instrumentos que permitam o acesso à justiça”, disse o organizador da sessão sobre a mineradora canadense na América Latina, Daniel Cayley Daoust.

A ações da TPP “não são do tipo que podem ser aplicadas legalmente, uma vez que não temos capacidade legal para isso”, disse ele. Nós fornecemos suporte para as comunidades afetadas e documentamos os abusos, no sentido de ampliar o debate para aumentar a pressão”, acrescentou.

Uma das prioridades do TPP é dar “mais voz e credibilidade a algo que é ignorado por pessoas que tem o poder de fazer mudanças”, disse Cayley-Daoust.

Em 2011, o Conselho de Direitos Humanos da ONU estabeleceu um Grupo de Trabalho sobre a questão dos direitos humanos relacionadas às corporações transnacionais e outras empresas privadas.

Cayley-Daoust expressou preocupação de que a ONU tivesse influência corporativa nas últimas três ou quatro décadas, principalmente por causa de seus laços com a empresa.

Rolando Gomez, porta-voz do Conselho de Direitos Humanos da ONU, disse à IPS que as empresas não estão imunes.

“Não é uma questão de direitos humanos em qualquer ambiente, é uma empresa, uma cidade, um país ou comunidade, que escapam à atenção do Conselho”, disse ele.

“Temos visto tendências positivas de empresas, grandes e pequenas, elas estão levando essas questões muito a sério”, disse ele.

Ele também se referiu às consequências políticas. “Cada vez mais, os Estados reconhecem que é preciso despolitizar o debate”, disse à IPS.

Gomez ressaltou que “o Conselho de Direitos Humanos não tem a ver apenas com as resoluções aprovadas, mas com acompanhamento, a ação, ele lembrou que também há um setor em Genebra, onde os problemas, muitas vezes, não são ouvidos”.

Quanto a saber se a conversa tida após o documento se traduzirá em ação, isso depende da vontade dos Estados e tomadores de decisão”, disse Gomez.

“Justiça leva um longo tempo”, finalizou.