Em encontro, camponesas debatem as lutas das mulheres em Alagoas

O objetivo é debater o protagonismo das mulheres na construção da Reforma Agrária Popular, desde a produção até a participação política nas atividades.

encontro_mulheres AL.jpg

Da Página do MST

Entre 10 e 12 de fevereiro, o MST realiza o Encontro Estadual das Mulheres, em Maceió (AL), com o tema “Mulheres em luta pela soberania alimentar, contra a violência e o agronegócio”. 

O encontro acontece no Centro de Formação Ib Gatto Falcão (Cenfor), no Centro de Estudo e Pesquisa Aplicada (CEPA), reunindo cerca de 180 mulheres de todas as regiões de Alagoas.

A programação trabalha a conscientização das mulheres sobre a situação das trabalhadoras na cidade e no campo. 

 

encontro mulheres AL2.jpg

Diversos intercâmbios entre conhecimentos acadêmicos e populares fazem parte do evento, como a participação da professora e pesquisadora em assuntos de Gênero, Belmira Magalhães, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), e de militantes dos movimentos negro, sindical e cultural periférico.

“O objetivo do encontro é fazer um debate de organização das mulheres e seu protagonismo na construção da Reforma Agrária Popular, desde a produção até a participação política nas atividades”, afirma Luana Pommé, da coordenação do encontro.

Luana explica que o objetivo é que se construa não apenas as ações das jornadas, mas também a ação de cada uma na base, no seu acampamento e assentamento. “E também na aliança com outras mulheres, negras, da cidade, das periferias, trabalhadoras em geral”, observa. 

O encontro também conta com programação cultural, quando as trabalhadoras participam do ensaio geral da Escola de Samba Unidos do Poço, que este ano homenageia o MST.