Livro fala sobre a resistência dos trabalhadores na cidade e no campo

O Arquivo Nacional e a CUT lançam o terceiro volume da Coleção “Arquivos e o direito à memória e à verdade.

Da CUT

O Arquivo Nacional e a Central Única dos Trabalhadores (CUT) lançam o eBook “Resistência dos trabalhadores na cidade e no campo”, terceiro volume da Coleção “Arquivos e o direito à memória e à verdade. Comunicações do 3º Seminário internacional o mundo dos trabalhadores e seus arquivos”.  O terceiro volume é composto de nove artigos divididos em duas partes.

A primeira parte traz cinco artigos que retratam iniciativas de resistência e organização dos trabalhadores, prisões e criminalizações de lideranças sindicais durante a ditadura militar. Os dois primeiros artigos tratam da atuação dos trabalhadores metalúrgicos. Fernanda Raquel Abreu Silva reflete a relação entre memória e identidade a partir da trajetória de José Ibraim, líder da greve de Osasco/SP em 1968.

Josué Medeiros e outros tratam da repressão sobre o sindicalismo metalúrgico tendo como base depoimentos de membros da Oposição Sindical Metalúrgica de São Paulo.  Os demais três artigos estudaram diferentes regiões. Daniela de Campos relata sobre a organização sindical no Rio Grande do Sul, no final dos anos 1970. José Vieira da Cruz analisa a experiência sindical dos ferroviários de Sergipe, em especial no período pós-golpe militar de 1964. Ailton Fernandes se dedica aos trabalhadores rurais, explorando o conflito por terra ocorrido em Cachoeira de Macacu, estado do Rio de Janeiro.

A segunda parte tem quatro artigos que recuperam a legislação e as ações a serviço da repressão, tratam da Justiça do Trabalho e da participação dos trabalhadores no parlamento. Juliana Martins Alves analisa a legislação sobre Segurança Nacional no período varguista e no regime militar. Heliene Chaves Nagasava acompanha o papel que teve o Ministro do Trabalho, Arnaldo Sussekind, na regulamentação do direito de greve. Lorena Faria Santos e José Pacheco dos Santos analisam a atuação da Justiça do Trabalho em Vitória da Conquista, Bahia. Por fim, Thiago Cavaliere Mourelle, analisa a participação dos trabalhadores como deputados constituintes em 1934.

Este terceiro volume foi organizado por Elina Pessanha, do Arquivo de Memória Operária da Universidade Federal do Rio de Janeiro, e Leonilde Servolo de Medeiros, do Núcleo de Documentação sobre Movimentos Sociais no Campo da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro.

O livro pode ser acessado clicando aqui.