Campanha de solidariedade com a Venezuela ultrapassa 5 milhões de assinaturas

Campanha é pelo fim do decreto dos EUA contra a Venezuela. O número de assinaturas aconteceu em apenas 14 dias.

solidariedade_venezuela.jpg

Da Adital

A campanha “Obama, derrube o decreto já” [“obamaderrogaeldecretoya, em español], levada a cabo pelo Partido Socialista Unido de Venezuela (Psuv) alcançou a marca de 5,2 milhões de assinaturas coletadas em 14 dias. O signatários da petição se posicionam contra o decreto ingerencista dos Estados Unidos contra a Venezuela.

O chefe da campanha, Jorge Rodríguez, assinala que as assinaturas repudiam o “decreto agressivo, inimigo da paz e, sobretudo, injerencista com relação aos assuntos que só dizem respeito aos venezuelanos e venezuelanas”. Ele destaca ainda a permanente mobilização do povo venezuelano, bem como dos integrantes das Unidades de Batalha Bolívar Chávez (UBCh), para a conquista das assinaturas, “o que representa o sentimento pátrio da Nação frente ao decreto no qual o Governo dos Estados Unidos qualifica a Venezuela como uma “ameaça extraordinária” para a segurança do seu país.

Rodríguez faz um chamado a quem ainda não assinou para que aproveite os próximos días para isso. Os pontos de coleta estão mantidos em todas as praças Bolívar e em vários espaços públicos dos 135 municípios do país. “A intenção que temos é poder levar ao presidente dos Estados Unidos, Barack Husseim Obama, a prova incontestável de que o povo da Venezuela não quer grosseiras ingerências”, acrescenta.

Para o presidente da República, Nicolás Maduro, cada assinatura representa uma vontade, uma mensagem para si e para os demais. Além disso, considera que “a cruzada” manifesta o desejo dos venezuelanos de conservarem a paz, a soberania e a independência. “Isso que fez (Barack) Obama, ao dizer que a Venezuela é uma ameaça, é falso. Este é um país democrático e esta é uma forma de expressar isso”, ressalta Maduro.

O Psuv deve entregar as assinaturas a Obama durante a VII Cúpula das Américas, que terá lugar no Panamá, entre os dias 10 e 11 de abril deste ano.

A rede social Twitter também já enviou mais de 4 milhões de mensagens com a hashtag “ObamaDerogaElDecretoYa. De acordo com as autoridades venezuelanas, a iniciativa tem encontrado amplo apoio nos mecanismos de integração como a Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América e a Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos. Também a União das Nações Sul-Americanas (Unasul), Petrocaribe, o G-77 mais a China e o Movimento dos Países Não Alineados.