Por melhorias na educação, Sem Terra ocupam prefeitura de Jardim Alegre, no PR

Desde o final do ano de 2014 e início de 2015, o sistema educacional no Paraná tem sofrido diversos ataques por parte do governo estadual de Beto Richa.

Ocupacao_jardim_alegre.jpg

Da Página do MST

Cerca de 250 trabalhadores rurais Sem Terra do MST ocuparam a prefeitura do município de Jardim Alegre, no Paraná, na manhã de segunda-feira (6). 

As famílias assentadas da região reivindicam melhorias nas estradas, saúde e educação. De acordo com Valdemar Batista, da coordenação do MST na região, essa pauta já é antiga. 

“A nossa pauta diz respeito principalmente ao transporte escolar, já que em dias de chuva as crianças não podem ir para a escola”, disse Valdemar.

Os Sem Terra permanecem acampados na prefeitura até a pauta ser atendida. 

“Não sairemos daqui até as máquinas estarem dentro do assentamento arrumando as estradas”, ressaltou Batista.

Educação no Paraná

Desde o final do ano de 2014 e início de 2015, o sistema educacional no Paraná tem sofrido diversos ataques por parte do governo estadual de Beto Richa (PSDB).

No final do ano passado, o governador quase fechou centenas de escolas em todo o Estado. Logo quando voltou de férias do Caribe, após as eleições, Richa ameaçou fechar as portas para 491 alunos e 36 funcionários, ao tentar extinguir 141 escolas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Se não fosse o Poder Judiciário da Comarca de Toledo, na Região Oeste do Estado, o governador também teria fechado escolas estaduais na região

Em dezembro de 2014, cerca de 400 pessoas ocuparam o Núcleo de Educação do Paraná, no município de Laranjeiras, para pedirem a reabertura de 65 turmas de ensino que foram fechadas pela Secretaria de Educação nos municípios de Quedas do Iguaçu e Laranjeiras do Sul.

Isso sem falar o fato de 112 educadores das escolas itinerantes do Paraná ficarem sem receber salários por parte do governo estadual por mais de três meses, ou as dezenas de milhares de professores da rede estadual que entreram em greve por um mês reivindicando melhores salários e condições de trabalho.