Sem Terra iniciam atividades em homenagem aos mártires de Carajás

No Pará, as atividades contarão com a presença de ministro do desenvolvimento agrário, presidente do INCRA e embaixadora da Venezuela no Brasil.
carajas.jpg
Monumento em homenagem aos mártires de Carajás, na curva do “S”.

Da Página do MST

Na noite desta sexta-feira (10), inicia as atividades organizadas pelo MST no Pará em torno do dia 17 de abril, dia internacional de luta camponesa.

A inauguração dos diversos eventos começa com o 10º Acampamento da Juventude Camponesa na curva do “S”, local onde aconteceu o assassinato de 21 Sem Terra que ficou conhecido como o Massacre de Eldorado de Carajás, no dia 17 de abril de 1996, no Pará. As atividades lembrarão os 19 anos do Massacre.

De 10 a 17 de abril os jovens se reúnem para discutir gênero, artes, agitação e propaganda além do tradicional ato de fechamento da estrada todos os dias às 17h, para recordar o genocídio contra os camponeses e a cotidiana violência que segue contra os trabalhadores rurais pela disputa de terras na região.

Além disso, as atividades pretendem comemorar os 25 anos do MST no Pará com o lançamento do livro: O MST e a Luta pela Terra no Pará, de André Carlos Rocha, lançado pela Editorial Iguana.

O livro relata os principais momentos de constituição do Movimento no estado paraense, bem como os acontecimentos primordiais que fizeram do MST figura social notória na política  e na organização de uma massa de despossuídos da terra na região. 

Cultura

Esse ano, a programação do Acampamento da Juventude contará com o Festival Internacional Amazônia de Cinema de Fronteiras, realizado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA), com colaboração de entidades e movimentos sociais da região.

As temáticas dos filmes abordam a realidade da Amazônia, desde o período colonial, explorada meramente como fonte de matéria-prima e recursos minerais, até os dias de hoje, figurando como região de potencial hidrelétrico, do agronegócio e da mineração.

O encerramento das atividades se dará com um grande Ato Político e Cultural em Defesa da Reforma Agrária no dia 17 de abril, na Curva do “S”.

Estão confirmadas as presenças do ministro do Desenvolvimento Agrário (MDA), Patrus Ananias, da presidenta do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), Maria Lucia Falcon e do dirigente nacional do MST, João Pedro Stédile, entre outros deputados federais.

“Será um grande acontecimento em defesa da Reforma Agrária no estado do Pará, por isso a convocação dessas figuras públicas e de todos e todas trabalhadores rurais Sem Terra, entidades que também lutam contra o latifúndio e todas e todos aqueles da cidade e do campo que querem uma sociedade justa”, assinala Ayala Ferreira, da coordenação nacional do MST.

Belém

Na capital, em Belém, também serão realizadas uma série de atividades ao longo da semana, como as rodadas de audiências na Secretaria de Agricultura (SAGRI) e com o Instituto de Terras do Pará (ITERPA), nos dia 15 e 16 de abril.

Um evento público em prol da Reforma Agrária, com diversos movimentos sociais, acontecerá no dia 17 de abril, a partir das 17h, na Praça Mártires de Abril, em São Braz. No mesmo local no dia 18, o MST promove durante todo o dia a Feira da Reforma Agrária.

Para finalizar, os belenenses poderão participar do II Festival Cabano-Bolivariano (19/04), na Praça da República, das 8h às 16h. Organizado junto ao consulado da Venezuela, o evento contará com a presença da Embaixadora venezuelana no Brasil, Maria Lourdes Urbaneja e vários cantores e artistas de Belém, entre eles, Rafael Lima.