Em Alagoas, MST realiza ações em memória aos assassinados de Eldorados dos Carajás

Sem Terra ocuparam a fazenda Flor da Serra e bloqueiaram rodovias em todo o estado.

Por  Gustavo Marinho

Na última quarta-feira (15), cerca de 120 famílias ocuparam a fazenda Flor da Serra, no município de Olho D’Água do Casado. A ação denuncia a paralisação da Reforma Agrária no país e a impunidade ao assassinato dos 21 Sem Terra no Massacre de Eldorado dos Carajás, que hoje completa 19 anos.

 

Com seus barracos de lona preta já erguidos, os sem terra questionam as terras improdutivas da fazenda e exigem que a área seja destinada para a Reforma Agrária, assentando as famílias acampadas no Sertão. Para a direção do MST na região, “cada ocupação que fazemos representa um passo para a distribuição de terras aqui no Sertão, possibilitando que novas famílias possam conquistar vida digna”.

 

Na tarde de ontem (16), um oficial de justiça do município de Piranhas esteve na ocupação, acompanhando pelo Pelotão de Operações Especiais – PELOPES, a mando da viúva do dito proprietário da fazendo, segundo o oficial, com a liminar de despejo expedida pelo juiz de Piranhas,Giovanni Alfredo de Oliveira Jatubá, sem o documento ter passado pela Vara Agrária.

 

Os trabalhadores afirmam que vão continuar na área. “Esse será mais um latifúndio conquistado que passará a ser parte do sonho de homens e mulheres que foram excluídos e oprimidos pelo histórico da concentração de terra e de riquezas”, destacou a direção dos Sem Terras.

 

A ocupação faz parte da Jornada Nacional de Lutas, onde milhares de trabalhadores e trabalhadoras rurais estão mobilizados no país.

Em Alagoas, soma-se à Jornada de Lutas a ocupação da empresa Águas do Nordeste, no município de Arapiraca, no Agreste do estado, onde na manhã do dia 15, os Sem Terra questionavam a distribuição e abastecimento da água na região, o bloqueio de rodovias em 4 municípios da Zona da Mata Alagoana, além do grande ato unificado na capital Maceió contra o PL 4330 e em defesa da classe trabalhadora.