Audiência pública denuncia crimes ambientais de fazenda ocupada pelos Sem Terra

Segundo os Sem Terra, a Fazenda dos Guerras, em Tapes (RS), não cumpre a função social e possui crimes ambientais.
Foto Fernando Gomes - Agencia RBS.jpg
Foto: Fernando Gomes.

Da Página do MST

Nesta quinta-feira (23), as 19h, o MST e a Frente Popular em Defesa da Lagoa dos Patos realizam uma Audiência Publica para discutir a função social da terra e os crimes ambientais na Fazenda dos Guerras, em Tapes (RS).

A audiência acontece na sede da Escola Estadual Ensino Fundamental Gaston Augusto Santos Cesar (CIEP), na rua Oscar Matzembacker, 475, Vila Borges, em Tapes.

O objetivo é fazer a denúncia aos órgãos públicos dos crimes ambientais cometidos no latifúndio de 7,5 mil hectares, que pertence à empresa Pinheirais Gaúchos de Investimentos (Pinvest), e produz monocultura de pinus e eucalipto até as margens da Lagoa dos Patos, prejudicando o meio ambiente da região.

“Como a fazenda não cumpre a função social e possui crimes ambientais, cobramos do governo federal o assentamento imediato das famílias Sem Terra na área, para que possam produzir alimentos orgânicos e abastecer a sociedade gaúcha”, explica o coordenador estadual do MST, Ildo Pereira.

A fazenda foi ocupada na última quinta-feira (16) por 1.500 famílias do MST, que reivindicam a destinação do latifúndio para fins de Reforma Agrária.

Na última sexta-feira (17), a justiça determinou a reintegração de posse da fazenda e autorizou o uso da força policial para despejar as famílias Sem Terra, que seguem acampadas e resistindo no local.