Evento marca encerramento do I Curso Popular da Juventude no Maranhão

Encontro debateu o papel da juventude no campo e na cidade.

IMG-20150420-WA0024.jpg

Por Uriel Meneses
Da Página do MST

 

O Levante Popular da Juventude e os jovens do MST realizaram entre os dias 17 e 20 de abril, o 1º Curso Popular da Juventude, na Universidade Estadual do Maranhão em São Luís.

Durante os quatro dias de atividades, que contou com a participação de aproximadamente 250 pessoas de diferentes regiões do estado, os jovens estudaram, refletiram e debateram sobre o papel da juventude no campo e na cidade.

O encerramento da atividade aconteceu na segunda-feira (20), no centro histórico da cidade de São Luís, com a realização de um ato público contra todas as formas de exploração, violência e degradação que atinge o jovem do campo e cidade.

Os jovens, mulheres, homens, negros, gays e lésbicas, do campo e da cidade saíram às ruas para manifestar sua indignação, rebeldia e também alegria em ser uma juventude lutadora.

As falas, músicas, palavras de ordem e cartazes, abordaram o extermínio da juventude negra, a defesa dos direitos LGBTIs, da soberania alimentar, implementações de políticas educacionais para os jovens.