Universidade Federal de Rondônia realiza debates sobre a questão agrária

A atividade faz parte da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária, e tem como objetivo recolocar o tema da Reforma Agrária no centro do debate social e político.

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Da Página do MST

Nesta quarta-feira (27), dezenas de pessoas participaram do primeiro dia da Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária na Universidade Federal de Rondônia (UNIR), campus de Ariquemes.

A atividade tem como objetivo recolocar o tema da Reforma Agrária no centro do debate social e político do país.

A programação acontece até o dia 30 de abril, e conta com palestras, debates, exposição e oferta de alimentos agroecológicos produzido em assentamentos do MST e do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) da região rural de Ariquemes.

A iniciativa de realizar a jornada no mês de abril é mais uma estratégia para dar visibilidade e reforçar a luta pela Reforma Agrária Popular e política e pelos direitos dos povos indígenas e quilombolas.

A Jornada defende a Reforma Agrária com produção de alimentos livre de agrotóxicos, a educação como bandeira pela construção de um projeto popular para o país, além de denunciar a criminalização dos movimentos sociais e os projetos de terceirização e redução da maioridade penal.

A atividade é uma parceria entre a UNIR, o Instituto Federal de Rondônia, MST e o departamento de Ciências da Educação (DECED).

Jornada Universitária

Ao longo do mês de abril, dezenas de universidades públicas de todo país realizam a 2° Jornada Universitária em Defesa da Reforma Agrária. Na sua primeira edição, em abril de 2014, 57 instituições de ensino superior, entre campus, institutos e universidades brasileiras desenvolveram atividades em torno da jornada.

Encontros, debates, palestras, exibições de teatro, filmes e feiras com produtos da Reforma Agrária serão apenas algumas das programações previstas para este mês.

O objetivo da jornada é levar o debate da Reforma Agrária e a luta do campo para o cotidiano das universidades e, assim, abrir um canal de diálogo e formação com os estudantes.
 

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