Sem Terra ocupam fazenda da Varig no Rio Grande do Sul

A área faz parte do patrimônio retido pela justiça por conta de dívidas da empresa.

Da Página do MST

Na manhã desta terça-feira (19), cerca de 150 Sem Terra ocuparam uma fazenda de 115 hectares, que pertencia à empresa aérea Varig, em Cruz Alta, no Rio Grande do Sul.

A área faz parte do patrimônio falido da Varig, retido pela justiça por conta de dívidas da empresa, que deve ir a leilão até o final desse mês.

O recurso do leilão deverá ser destinado ao pagamento dos direitos trabalhistas dos empregados.

O objetivo da ocupação é pressionar o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para adquirir a fazenda no leilão e destinar o local para o assentamento de famílias Sem Terra acampadas no estado.

“Como a proximidade da cidade facilita no escoamento da produção, queremos transformar a área em um assentamento diferenciado para produzir verduras e hortaliças e abastecer a população do município”, afirma o integrante da coordenação estadual do MST, João Onofre.

Ele explica que, considerando que a fazenda é pequena a proposta do MST é assentar as famílias em lotes menores e trabalhar com o cultivo de alimentos buscando suprir as demandas dos mercados locais, que hoje buscam esses produtos em outros municípios.

O Incra gaúcho já manifestou interesse na compra da área, mas os proprietários recusaram a oferta.