Sem Terra ocupam fazenda abandonada em Goiás

A área de 7 mil hectares pertence a agropecuária Sucupira LTDA. Existem suspeitas de que estas terras sejam griladas.
bandeira-mst.jpeg

Da Página do MST

Cerca de 300 famílias Sem Terra ocuparam na manhã desta sexta-feira (22) a fazenda Sucupira, no município de Amaralina, no interior de Goiás.

A área de 7 mil hectares está abandonada há mais de três anos. Segundo José Valdir Misnerovicz, integrante da coordenação estadual do MST, o local passa atualmente por avaliações do Ministério Público, o que aumenta as suspeitas da terra ter sido grilada pelo dono.

“Ocupamos a fazenda nessa manhã. A ideia é que a partir dos próximos dias já possamos começar a produzir. Esse é um local que há anos está abandonado, existem suspeitas de que sejam terras públicas, por isso pleiteamos o terreno para a Reforma Agrária”, disse.

No momento, as famílias reivindicam a vistoria da área pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), além do acompanhamento das autoridades competentes.

José Valdir afirma que todas as famílias que estão no local estão empenhadas em produzir e fazer daquela fazenda um local onde possam trabalhar, produzir e viver com dignidade.

“Vivemos uma situação atípica em Goiás. Mesmo com a paralisação dos avanços da Reforma Agrária promovidas pelo atual governo, o número de famílias que têm se juntado ao Movimento em todo o estado aumentou. Esse é um fator que nos deixa claro que criar condições de luta e sobrevivência no campo é o único caminho para pressionar as autoridades governamentais”, salienta.

Atualmente o estado de Goiás conta com mais de 5 mil famílias acampadas em todo estado, além de 20 processos de áreas improdutivas que aguardam liberação do governo federal.