Na Bahia, camponeses realizam Seminário de Direito Social do Campo

Em dois dias de debate o seminário propõe analisar criticamente o sistema jurídico e as transformações ocorridas na sociedade atual.

Imagem1.jpg

Do Coletivo de Comunicação do MST
Da Página do MST

Entre os dias 29 e 30 de maio, a turma Especial de Direito Eugênio Lyra, da Universidade Estadual da Bahia (UNEB), realiza o 1º Seminário de Direito Social do Campo, com o objetivo de problematizar o lugar da militância nas lutas sociais camponesas.

O seminário acontece no auditório do Centro de Treinamento da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), em Salvador, e contará com a participação de militantes dos movimentos sociais e representantes acadêmicos.

Durante os dois dias, os debates acontecem em torno das lutas sociais, do sistema jurídico político e das contradições do mundo contemporâneo. Com isso, o seminário propõe analisar criticamente as transformações ocorridas na sociedade atual.

De acordo com os estudantes, os problemas sociais e as perplexidades sociopolíticas que atravessam atualmente as sociedades impõem reflexões profundas capazes de assinalar alguns dos principais obstáculos e desafios que se depara à militância nas lutas sociais.

Embora se trate de questões debatidas cotidianamente, elas assumem uma nova atualidade, e por isso é necessário abordá-las à luz das profundas transformações ocorridas na sociedade.

Turma Especial de Direito

A turma de Direito Eugênio Lyra foi construída pelos movimentos sociais do campo por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).

Composta por 46 camponeses assentados da Reforma Agrária e comunidades tradicionais de Fundo de Pasto e Quilombolas, a turma possui estudantes de diferentes regiões da Bahia e de outros estados, como Rio Grande do Norte, Maranhão e Sergipe.

O curso representa uma conquista para a luta social camponesa, por compreender que a educação pública brasileira ainda é tratada com muito descaso pelo Estado de Direito, e o campo não é visto como um lugar de vida, onde as pessoas produzem conhecimentos na sua relação de existência e sobrevivência.