Trabalhadores Sem Terra debatem produção agroecológica na Bahia

O encontro também pretende potencializar as experiências da produção agroecológica e atender as necessidades das famílias acampadas e assentadas.

IMG_6252.JPG

Da Página do MST

Mais de 100 trabalhadores rurais do MST deram início, nesta quarta-feira (27), ao Encontro Estadual do Setor de Produção da Bahia. O encontro juntou Sem Terra de dez regiões do estado na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no Assentamento Jaci Rocha, em Itamaraju, extremo sul baiano.

Até o próximo sábado (30) os Sem Terra estudarão as contradições do modelo de desenvolvimento do campo, as novas legislações e exigências para acessar as diferentes linhas de créditos agrários, os canais de comercialização e as possibilidades de certificação da produção orgânica.

Além destas questões, será possível construir um planejamento para debater o fortalecimento da agroecologia nas áreas de Reforma Agrária, além de uma agenda de estudos capaz de potencializar as experiências da produção agroecológica e atender as necessidades das famílias acampadas e assentadas.

De acordo com a coordenação do evento, o encontro permite estabelecer linhas políticas de atuação, criando novas relações entre o ser humano e a natureza.

Gilson Santana, dirigente estadual do setor de produção, disse que “essa atividade possibilita aos camponeses intercambiar as diversas práticas e conhecimentos agroecológicos desenvolvidos no dia a dia dos trabalhadores, ao se contrapor à lógica do capital, que não permite a produção de alimentos saudáveis e ameaça diretamente a soberania alimentar”.