No ano da batalha das ideias, Sem Terra intensificam a formação política

Durante um mês, mais de 100 Sem Terra participaram do curso de formação no Acampamento Herdeiros da Terra, no Paraná.

formação_herdeiros.jpg

Por Ernesto Puhl Neto
Da Página do MST

Durante um mês, cerca de 100 militantes do MST da região sul participaram do curso básico de formação política no Acampamento Herdeiros da Terra, 1° de Maio, no município de Rio Bonito do Iguaçu (PR). As atividades aconteceram entre os dias 5 de maio ao dia 5 de junho.

O grupo heterogêneo, de jovens, adultos e idosos Sem Terra faz parte do que o MST denominou do ano da formação política e da batalha das ideias. A ideia é que ao longo de todo o ano de 2015, o maior número de trabalhadores rurais Sem Terra possa realizar cursos formativos por todo o Brasil.

Keli Pirez, acampada no Terra Livre, em Canoinhas (SC), avalia a importância da formação política e ideológica, que ajudam a “trazer elementos da organização e da política, que depois podemos debater com as famílias e com a sociedade que não conhece o MST”.

Já para Bruna Lavratti, acampada no Euclides dos Santos Rodrigues, em Abelardo Luz (SC), a turma teve grandes avanços no crescimento político e organizativo. “O curso proporcionou momentos de luta, reuniões e a convivência entre os companheiros do curso e das famílias acampadas”.

Para Leno, do acampamento Herdeiros da Terra, 1º de Maio, a formação da militância não acontece somente num curso de formação, mas “é um desafio permanente e que está na organização da base, nas marchas, nas ocupações e principalmente nos enfrentamentos dos interesses de classes”.

Ao colocarem a importância do processo formativo enquanto ferramenta imprescindível na organização e na mobilização da classe trabalhadora, os Sem Terra da região Sul já pretendem construir um segundo curso para este ano.