Sem Terra cobram Kassab e exigem avanços no programa de habitação rural

Durante reunião, Kassab destacou a importância do programa e que o governo da presidenta Dilma tem o compromisso de não fazer cortes no Minha Casa Minha Vida.

11407276_10203232342489718_8347250240962391264_n.jpg

Por Marcelo Matos 
Da Página do MST

Os Sem Terra do estado do Ceará se reuniram com o Ministro das Cidades, Gilberto Kassab, e cobraram avanços na construção de habitações rurais do programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) durante reunião realizada na última quarta-feira (3).

Além da construção de novas casas, os Sem Terra também pressionaram pela liberação de recursos para a reforma de 10 mil casas nos assentamentos do Ceará.

Antonio Pereira, da coordenação estadual do MST, ressaltou a enorme burocratização do programa e a necessidade de torná-lo mais flexível.

“Em outros estados já conseguimos avançar, mas no Ceará ainda não reformamos nenhuma unidade por causa da burocracia. Somos mais de 25 mil famílias assentadas e estamos cobrando somente uma parte para o ano de 2015. Temos casas de 1989 que recebeu o primeiro crédito e precisa ser reformada urgente”, salientou.

Gilberto Kassab se comprometeu em formar um grupo de trabalho para dar respostas às demandas apresentadas, e avançar na contratação dos projetos que já estão em andamento no Ministério, além dos que ainda não deram entrada.

Além disso, destacou a importância do programa e o compromisso do governo federal em não fazer cortes no Minha Casa Minha Vida. “É um dos programas que não vai ter cortes. Vamos contratar mais unidades este ano”, afirmou.

De acordo com o Ministro, ainda neste ano a Presidenta Dilma Rousseff irá lançar o Programa Minha Casa Minha Vida 3, com a meta de contratar mais 3 milhões de unidades.

Também estiveram presentes representantes de outros movimentos sociais, como o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), além do deputado estadual Elmano de Freitas (PT) e deputado Federal Domingos Neto (PROS).