Túnel do tempo traz os 100 anos da Guerra do Contestado na jornada de agroecologia

A ideia é contar a história do povo para entendê-la como exemplo de rebeldia e resistência, de luta camponesa e popular que não pode ser esquecida.

Contestado.jpg

Por Riquieli Capitani
Da Página do MST

Na sua 14ª edição, a Jornada de Agroecologia, que acontece de 22 a 25 de junho, em Irati, região sul do Paraná, terá mais uma vez em sua programação o Túnel do tempo.

O tema escolhido para este ano foi os “100 anos da Guerra do Contestado”, já que a Jornada acontece na região onde ocorreu a Guerra do Contestado (1912 a 1916).

A ideia é contar a história do povo partir de sua perspectiva, e entendê-la enquanto um exemplo de rebeldia e resistência da luta camponesa e popular.

O Túnel do tempo é uma metodologia pedagógica que foi desenvolvida para trabalhar com alunos de diversos níveis de ensino, e tem como objetivo o desenvolvimento da pesquisa de um determinado tema. O aluno desenvolve a pesquisa, pensa a linguagem e a melhor maneira de apresentá-la na instalação do túnel.

Esse ano o túnel será construídos por alunos da Escola Latino Americana de Agroecologia, localizada no Assentamento Contestado, município da Lapa.

O “Túnel do Tempo: 100 anos da Guerra do Contestado” é aberto ao público e será montado no Parque Aquático de Irati durante os dias da Jornada, e funcionará das 8h até 18h.

Saiba mais aqui.