Sem Terra ocupam área abandonada em Minas Gerais

As terras foram compradas com dinheiro público e estão sendo usadas ilegalmente pelos antigos donos.

MST 01.jpg

Da Página do MST 

Cerca de 200 famílias Sem Terra ocuparam neste domingo (5) uma área com 420 alqueires de terras improdutivas no município de Tumiritinha, divisa com a cidade de Governador Valadares, em Minas Gerais.

A área pertence à empresa Fibria, mas atualmente é explorada pela Rede Gentil, que mantém alguns gados no local.

Para a dirigente regional do MST, Cenourinha, as famílias que viram na ocupação a possibilidade de uma vida melhor junto a terra.

“Aqui, nessa madrugada, homens, mulheres e crianças iniciaram o levantamento das barracas no latifúndio ocupado. Essa é uma construção de todos. As famílias que aqui chegaram pretendem permanecer no acampamento até que essas terras sejam destinadas para Reforma Agrária”, disse.

Na região, já forma ocupadas cinco áreas improdutivas pertencentes a empresa Fíbria. Segundo Cenourinha, essas terras foram compradas pela empresa para o plantio de eucalipto, mas voltaram a servir de pasto para a criação de gado dos antigos donos.

“A nossa ideia é que a partir dos próximos dias já possamos começar a produzir. Esse é um local que está abandonado, além de ter sido comprado com dinheiro público, está sendo utilizado de forma ilegal pelos antigos proprietários”, disse a Sem Terra.

Atualmente cerca de 650 pessoas seguem acampadas à espera de terras na região.
 

MST 02.jpg