Assentados participam de curso de beneficiamento de produtos do caju

O curso ofereceu aos agricultores instruções para produção de doces, compotas e polpas.

 

CAJU-800x534.jpg

 

Por Gustavo Marinho
Da Página do MST

 

Maio foi mais um mês de capacitação para os assentados do Alto Sertão de Alagoas beneficiados pelo projeto Plantando Caju e Colhendo Desenvolvimento, patrocinado pela Petrobras.

Dessa vez os agricultores receberam instruções para produção de doces, compotas e polpas, tanto do caju quanto de outros produtos.

O curso aconteceu para duas turmas contemplando os diversos assentamentos que participam do Projeto e foi orientado pelos próprios beneficiários que participaram da capacitação em agroindustrialização de alimentos na sede da Embrapa Tropical, na cidade de Pacajus, no Ceará, no mês de outubro de 2014.

Próximo a instalação da unidade de beneficiamento no assentamento Maria Bonita, no município de Delmiro Gouveia, na perspectiva de geração de renda e desenvolvimento na região sertaneja, as técnicas adquiridas na parceria com a Embrapa, foi multiplicada para outros agricultores e agricultoras que participam do projeto.

Para Cícera Santos da Silva, o curso além de todo o conhecimento serviu para trazer novas perspectivas para geração de renda. “Com o que a gente conseguiu aprender e com a estrutura que teremos na agroindústria, vai ajudar muito no nosso desenvolvimento aqui na região”, disse.

“De um jeito prático e profissionalizado, vamos conseguir produzir uma variedade de produtos que vai contribuir diretamente na nossa renda. Do caju que temos vamos fazer o doce, a polpa, o suco… E com isso muitas possibilidades vão surgindo para a nossa vida”, comentou Cícera.

Além do beneficiamento do caju, o curso também trabalhou com a manga, o abacaxi e o tomate. Durante a capacitação, todos receberam instruções sobre higienização, manuseio e preparo dos alimentos