Sem Terra ocupam Itesp em SP

Os trabalhadores rurais exigem a arrecadação de novas áreas para a Reforma Agrária em todo estado.

mst_1.jpg

Da Página do MST 

Nesta terça-feira (13), cerca de 70 famílias do MST ocuparam o escritório do Instituto de Terras do Estado de São Paulo (ITESP) para cobrar o assentamento imediato das famílias acampadas na fazenda Santa Rosa, em Mirante do Paranapanema.

A área já foi destinada para fins de Reforma Agrária, mas o processo de imissão de posse está parado. 

Outra reivindicação feita pelos Sem Terra é o fato do ITESP excluir do cadastro sem explicação prévia 12 famílias que estão no acampamento, e que há mais de dois anos lutam pela terra.

A ação também tem o objetivo de pressionar os órgãos responsáveis pela Reforma Agrária para fazer valer os termos do convênio assinado em 2014 entre o Instituto Nacional de Colonização da Reforma Agrária (Incra) e o Itesp, que tem como objetivo arrecadar mais de 30 mil hectares de terras para assentar as famílias acampadas no Pontal do Paranapanema.

As famílias permanecem acampadas no local até receberem uma posição dos responsáveis pelo órgão.

Em todo o estado de São Paulo, são quatro mil famílias acampadas, e cerca de 22 mil famílias assentadas. 

Boa parte dessas estão em áreas precarizadas. Falta estrutura básica para que as famílias consigam se estabelecer. Problemas como falta de água, luz e de poços artesianos para consumo e irrigação são frequentes em quase todos os assentamentos.