Na Bahia, Sem Terrinha vão às ruas em defesa da água

O ação pedagógica foi realizada com o intuito de conscientizar as crianças sobre a importância da preservação do meio ambiente.
IMG-20150712-WA0027.jpg
Crianças acompanhadas de suas educadoras marcham em defesa da água

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Neste último sábado (11), mais de 300 Sem Terrinha realizaram uma marcha em defesa da preservação do meio ambiente pelas ruas do Distrito de Vera Cruz, em Porto Seguro (BA). 

As crianças, de cinco comunidades da região, estavam acompanhadas pelos educadores da Escola Municipal Paulo Freire, de Santa Cruz Cabrália. 

O objetivo da marcha foi chamar a atenção da população para a importância da preservação da água e os impactos do uso de agrotóxicos no leito dos rios.

A ação envolveu as comunidades e os assentamentos de Gildásio Sales, Ojefferson Santos, Luis Inácio Lula da Silva, Novo Horizonte e Vera Cruz, situados nos municípios de Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro.

Além da marcha, as crianças criaram paródias, danças, faixas, cartazes, camisas e panfletos. Os materiais foram distribuídos e expostos a toda população, mostrando os impactos dos agrotóxicos ao ser humano e a natureza.

De acordo Maria Gil, diretora da escola Paulo Freire, a atividade é parte do projeto “Água, um bem da humanidade”, que vem sendo desenvolvido há três meses nas comunidades.

“O projeto buscou vincular as ações agroecológicas das comunidades e as práticas pedagógicas desenvolvidas na escola, com o fim de potencializar nos educandos o cuidado e a preservação da natureza”, explicou Gil.

Jaziam Mota, da direção estadual, afirma que ser “primordial que as escolas nos assentamentos e acampamentos desenvolvam projetos e ações que vinculem normas e princípios do MST ao desenvolvimento da agroecologia”. 

Já Jhon Wallassy, educando do sétimo ano, contou que aprendeu muito com o projeto. “Todas essas atividades serviram para que agora eu tenha base para alertar as pessoas sobre a necessidade da preservação da natureza”, diz.