Durante encontro, juventude sai às ruas contra redução da maioridade penal

Cerca de 250 jovens do Espírito Santo protestaram contra a proposta. O estado é o 2º colocado entre os mais violento do país.
juv_es.jpg

Da Página do MST

Cerca de 250 jovens capixabas do campo e da cidade participaram do Curso Popular da Juventude entre os dias 17 e 20 de julho, quando puderam estudar e debater temas pertinentes ao conjunto da classe trabalhadora.

As atividades aconteceram no IFES, Campus de Itapina, no município de Colatina, norte estado. Durante os quatro dias, a juventude participou de debate sobre a conjuntura, rodas de conversa e oficinas, apontando para a necessidade da luta popular, da organização da juventude e seu papel na construção de uma nova sociedade.

No último dia do curso a juventude saiu às ruas de Colatina para protestar contra a redução da maioridade penal e o extermínio da juventude, além de colocarem a necessidade da construção de um projeto popular para o campo e cidade, que contemple a juventude enquanto protagonista deste processo.

Durante a mobilização os jovens também denunciaram o Deputado Federal Paulo Foletto (PSB), que votou a favor da redução da maioridade penal.

O estado do Espírito Santo é o 2º colocado no ranking nacional entre os estados mais violento do país. Os homicídios de jovens no estado estão bem acima da média nacional. De acordo com o Mapa da Violência 2014, o estado registrou, em 2012, taxa de 101,7 mortes a cada 100 mil jovens.