Educadores do campo inserem agroecologia nas turmas do EJA e TOPA

A atividade foi construída pela Escola Popular Egídio Brunetto, na BA, e trouxe o tema “Práticas Agroecológicas na Educação”.

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Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Cerca de 60 educadores e educadoras Sem Terra participaram do curso de formação sobre práticas agroecológicas entre os dias 21 a 23/7 na Escola Popular de Agroecologia e Agrofloresta Egídio Brunetto, no município de Prado, extremo sul da Bahia.

Com o tema “Práticas Agroecológicas na Educação” e por meio de diversas atividades pedagógicas, o curso teve como proposta pensar a inserção da agroecologia nas salas de aula.

A atividade foi construída pela Escola Popular para os educadores da modalidade da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e do programa Todos pela Alfabetização (TOPA), que atuam nas áreas da Reforma Agrária.

Os educadores participaram de oficinas sobre as práticas pedagógicas que serão aplicadas e confeccionaram um portfólio sobre as experiências já realizadas.

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De acordo a Eliane Oliveira, da coordenação regional do MST, o curso busca promover a troca de experiências, mas também construir atividades que vão além do ler e escrever, que conscientizem os estudantes a não desistir.

“Não podemos apenas formar novas turmas e contratar educadores, é necessário refletir sobre o acompanhamento pedagógico e as dificuldades, para evitar a evasão escolar. É necessário também desempenhar o seu papel de educador pesquisador e inovador no dia a dia em sala de aula”, afirma Eliane.

Já Evanildo Costa, da direção estadual do Movimento, reafirmou que a educação da classe trabalhadora deve ser pensada pela e para a classe, pois o capitalismo não permite pensar uma educação de qualidade.

O curso foi pensado com diversas ferramentas pedagógicas, como vídeos, textos e produção de cartazes. Sobre essa metodologia, a educadora Rivanda Alves acredita que a atividade proporcionou a construção de conhecimentos significativos.

“Saímos do curso aprendendo novas formas pedagógicas e cuidados que devemos ter na hora de elaborarmos o planejamento para as turmas do EJA”, acredita.

Esta é a primeira etapa do curso que acontecerá em três momentos. A segunda etapa será em setembro e a terceira em novembro.
 

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