Cerca de 400 marcham em Mato Grosso; em Tocantins, Ministério da Fazenda ocupado

Em todo o país, diversos ministérios da Fazenda estão sendo ocupados para denunciar o corte do orçamento da Reforma Agrária com o ajuste fiscal do governo federal.
mt.jpg

Da Página do MST

Na manhã desta segunda-feira (3), cerca de 400 Sem Terra realizam uma marcha pelas ruas da cidade de Jaciara, no Mato Grosso. 

A marcha faz parte da jornada nacional de lutas contra a política econômica do governo federal e contra os cortes orçamentários da Reforma Agrária.

Em todo o país, diversos ministérios da Fazenda estão sendo ocupados para denunciar o corte do orçamento da Reforma Agrária com o ajuste fiscal do governo federal, que cortou quase 50% dos recursos da Reforma Agrária para este ano – de R$ 3,5 bilhões sobraram apenas R$ 1,8 bilhão. 

A marcha percorrerá o centro da cidade passando pelo Fórum municipal Câmara de Vereadores e Prefeitura, onde serão pautados o apoio contra o despejo das famílias que estão acampadas no latifúndio Fazenda Nossa Senhora Aparecida, que está em nome de Waldemir Ival Lotto, Presidente Executivo do Grupo Amaggi. 

Tocantins 

Ainda na manhã desta segunda, os Sem Terra de Tocantins também ocuparam a Secretaria da Fazenda do Estado, na capital Palmas.

No Tocantins, os Sem Terra também denunciam a falta de políticas públicas voltadas para os camponeses, a legalização da grilagem de terras da União pelo Instituto de Terras do Tocantins (Intertins), a exploração irregular das terras do Projeto Sampaio por alguns fazendeiros da Região do Bico do Papagaio e a criminalização dos movimentos e das lutas sociais por parte dos órgãos de segurança do Estado.