Em jornada de lutas, Sem Terra ocupam o Ministério da Fazenda na Bahia

O objetivo da ação é dialogar com a sociedade sobre a paralisação da Reforma Agrária.

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

“Reforma Agrária quando? Já!” Com este grito de ordem e movidos pela luta popular, cerca de 500 trabalhadores rurais Sem Terra ocuparam na manhã desta segunda-feira (3), o Ministério da Fazenda na Bahia, em Salvador.


A ação faz parte da 2º Jornada Nacional de Lutas do MST que está mobilizando trabalhadores Sem Terra em todo país.

Os Sem Terra tem como objetivo dialogar com a sociedade sobre a paralisação da Reforma Agrária, além de apontar a democratização da terra como projeto político que garanta o desenvolvimento social e econômico, bem como a importância da agricultura camponesa como modelo agrícola capaz de garantir a soberania alimentar.

O modelo de produção do agronegócio que fomenta as desigualdades sociais, apontando os monocultivos, os agrotóxicos e a exploração do trabalho como mecanismos de opressão a classe trabalhadora também estão sendo denunciados. 

Segundo Evanildo Costa da direção estadual do MST estes cortes prejudicam o desenvolvimento sócio econômico de nosso país e o avanço da pauta da classe trabalhadora na perspectiva de construir uma sociedade realmente igualitária.

Já Elizabeth Rocha, da direção nacional, enfatiza que “a nossa luta tem sido para que a Reforma Agrária seja efetivada”.

“O Congresso brasileiro, com bancadas conservadoras e reacionárias, estão realizando um verdadeiro atentado aos direitos históricos conquistados pelos trabalhadores. Nosso objetivo é denunciar estas desigualdades e pautar a democratização da terra como uma luta de todos”, conclui Rocha.

Sem data prevista de saída, os Sem Terra permanecem mobilizados no Ministério da Fazenda.