Cerca de 250 Sem Terra ocupam Ministério da Fazenda no RJ

“Estamos longe de conquistar a Reforma Agrária e o que se observa é um aumento da concentração da terra e o avanço do agronegócio", disse Marcos Araujo, da dirigente nacional do MST.

RJ.jpg

Por Vanessa Ramos
Da Página do MST

O cenário do Ministério da Fazenda foi marcado por luta e reivindicações nesta segunda-feira (3/8), no Rio de Janeiro. Cerca de 250 trabalhadores rurais, militantes do MST, protestaram contra o corte de quase 50% dos recursos destinados à Reforma Agrária.

“Estamos longe de conquistar a Reforma Agrária e o que se observa é um aumento da concentração da terra e o avanço do agronegócio. A política de ajuste fiscal somente afetou um lado, o dos trabalhadores e trabalhadoras, e isso não podemos aceitar”, disse Marcos Araujo, da dirigente nacional do MST.

A ação durou cerca de 1 hora e teve como objetivo denunciar a política econômica do governo federal, anunciada nos primeiros meses deste ano, que culminou no corte de 1,7 bilhões nos recursos destinados à Reforma Agrária. Dê R$ 3,5 bilhões passou para R$ 1,8 bilhões. 

De acordo com a direção nacional do Movimento, com este orçamento reduzido, não há como o governo cumprir o compromisso político que assumiu no início deste ano de assentar 120 mil famílias Sem Terra acampadas no Brasil.

 

rj2.jpg

No caso do Rio de Janeiro, a situação é ainda pior, na opinião de Marcos Araujo. “Não houve a troca de superintendência do INCRA e as demandas das áreas de acampamentos e assentamentos estão se acumulando sem perspectivas de soluções concretas.”

Superintendência do Incra-RJ 

O mandato do superintendente regional do Incra no Rio de Janeiro, Gustavo Souto de Noronha, venceu no início do ano. Desde então, todos os processos no Instituto estão parados. Isso significa que o Incra não resolve nada da área agrária há aproximadamente 8 meses.

Situção no RJ

No Rio de Janeiro, o MST possui 19 assentamentos, 3 ocupações, distribuídos nas regiões Norte, Sul, Baixada Fluminense e  Lagos. Cerca de 1500 famílias vivem atualmente nos áreas de assentamento e ocupação do MST-RJ.