Sem Terra acreditam que incêndio ao redor de acampamento no PR tem origem criminosa

A suspeita é que a própria empresa Araupel tenha causado o incêndio. Centenas de famílias se somam ao corpo de bombeiros para conter o incêndio.

incendio.jpg

Da Página do MST

Desde ontem (10), centenas de famílias Sem Terra do Acampamento Herdeiros da Terra de 1° Maio tentam, junto ao corpo de bombeiros e a Polícia Militar, apagar um incêndio ao redor do acampamento, entre os municípios de Rio Bonito do Iguaçu e Quedas do Iguaçu, na região centro-sul do estado do Paraná.

Os trabalhadores rurais acreditam que se trata de um incêndio criminoso nas reservas florestais nativas. Os Sem Terra já registraram boletim de ocorrência e estão colaborando para descobrir a causa do incêndio.

Uma das suspeitas seria a própria empresa Araupel, que se reivindica proprietária das terras onde as famílias estão acampadas.

Conheça a história do Acampamento Herdeiros da Terra de 1° Maio

 

incendio2.jpg

Segundo relatos, desde domingo (9) as famílias que trabalham ao redor do Acampamento na produção de alimentos visualizaram a presença de seguranças da empresa num raio muito próximo à área, algo incomum no dia a dia do acampamento.

Além disso, elas também denunciam que constantemente a Araupel posta acusações falsas contra os Sem Terra em sua página oficial no Facebook, além de um conluio com os meios de comunicações locais para deslegitimar a luta das famílias perante a população das cidades.

As 1.500 famílias que ocupam a área estão acampadas desde maio do ano passado, e lutam pelas terras consideradas públicas por diversos órgãos competentes.