Alunos do Pronera protestam contra falta de verba no Pará

As aulas começaram no dia 21 de julho e até o momento os recursos não foram repassados.

IMG_20150818_103224.jpg

Da Página do MST 

Cerca de 100 estudantes ocuparam hoje a superintendência do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) em Belém, no Pará, em protesto contra o atraso na liberação de recursos para manutenção das aulas.  

Os alunos fazem parte do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera) e são estudantes do curso de Licenciatura e Bacharelado em Geografia, com Ênfase em Desenvolvimento Territorial Rural, ministrado na Universidade Federal do Pará (UFPA).

Segundo Jane Silva, da direção estadual do MST e coordenadora do curso, muitos alunos já estão abandonando as aulas por falta de condições financeiras. 

“As aulas começaram no dia 21 de julho, e até o momento os recursos não foram repassados. Muitos alunos estão abandonando as aulas porque não tem recursos para se manter em Belém. O nosso maior problema tem sido de dinheiro da bolsa recebida pelo alunos, que cobre alimentação, moradia, remédios, transporte, apostilas e livros”, diz.

Ainda segundo Jane, em reunião com representantes do MST na semana passada, a presidente do Incra, Maria Lúcia Falcón, prometeu a imediata liberação da verba destinada aos alunos, cerca de R$ 700 mil que deveriam cobrir também os salários dos professores.

“A promessa de liberação imediata dos recursos aconteceu na semana passada. Até agora nada foi feito para amenizar a situação dos alunos, por isso, ocupamos o Incra. O nosso objetivo é fazer com que os nossos alunos não sejam prejudicados”, denuncia. 

Os alunos permanecerão acampados na superintendência regional até obterem uma posição sobre a liberação dos recursos.