Cavalgada celebra o aniversário de 1 ano do Pré Assentamento União, na Bahia

O espaço foi construído pelos trabalhadores e trabalhadoras pré assentadas junto com o grupo de vizinhos, buscando parcerias com os povoados.

 

cavalgada!.jpg

Do Coletivo de Comunicação do MST da Bahia
Da Página do MST

Cerca de 150 trabalhadores rurais participaram da 1ª Cavalgada do Pré Assentamento União, em Guaratinga, extremo sul da Bahia, na tarde da última sexta-feira (21).

Com muita animação e em espírito de confraternização, a cavalgada festejou o aniversário de um ano do Pré Assentamento União, contando com a participação de moradores de Itabela, Eunápolis, Guaratinga, Itamaraju e de assentamentos e acampamentos da região.

Para Uelton Pires, da direção estadual do MST, “a cavalgada possibilitou a unidade política e cultural dos trabalhadores do campo e da cidade com intuito de festejar mais uma conquista da classe trabalhadora”.

A cavalgada teve inicio no distrito de Vila União e percorreu diversas fazendas até o pré assentamento. Durante a noite, todos os participantes dançaram ao som de Gutto dos Teclados, Samuel Camargo, Cesar Mello e Carlos Aguiar.

Organização

O espaço foi construído pelos trabalhadores e trabalhadoras pré assentadas junto com o grupo de vizinhos, buscando parcerias com os povoados. 

A construção coletiva garantiu a vivência e o reconhecimento da população por perceber a importância do espaço e da luta pela Reforma Agrária como garantia de desenvolvimento sócio político da região.

Lucia, também da direção estadual, afirma que o evento é muito importante, pois mostra à sociedade a maneira como o Movimento é organizado, tem “na cavalgada uma tradição cultural que envolve todos trabalhadores”.