Sem Terra sofrem ameaças em fazenda ocupada no triângulo mineiro

A área, improdutiva, pertence à Silvio da Cunha Vasconcelos, grande latifundiário, dono de fazendas espalhadas por todo país.

 

Da Página do MST 

Desde a madrugada do último domingo (18), cerca de 120 famílias ocupam a Fazenda Santa Rita, em Uberlândia, no Triangulo Mineiro.

A área, improdutiva, pertence à Silvio da Cunha Vasconcelos, grande latifundiário, dono de fazendas espalhadas por todo país.

Segundo a direção estadual do MST, seguranças armados rondam o local acompanhados de cães desde o início do dia. 

A água e a luz local estão sendo sistematicamente cortadas, e mais de 200 cabeças de gado foram colocadas em meio ao acampamento por seguranças da fazenda que, até então, estava abandonada, sem nenhum sinal de cultivo ou pastagem. 

Ainda segundo os Sem Terra, tiros estão sendo disparados para o alto com a intenção de intimidar e coagir as famílias. 

Silvio Vasconcelos é ligado ao empresário João Lyra, que com um patrimônio de R$ 240 milhões, é considerado o deputado mais rico da atual legislatura da Câmara. Lyra também é acusado pelo Ministério Público Federal (MPF) de manter trabalhadores em condições análogas à escravidão em uma fazenda de cana-de-açúcar em Alagoas.

A direção estadual do MST já entrou em contato com a polícia militar, com o Ministério Público e com a Secretária de Direitos Humanos do estado para denunciar o caso.