Assentamento do RS conquista selo identificador da produção orgânica

Escolas que incentivam a produção de alimentos livres de agrotóxicos também serão identificadas.

certificaão_orgaicos.jpg

Por Catiana de Medeiros
Da Página do MST*

Fotos: Kiko Machado

O trabalho de famílias assentadas da reforma agrária de Nova Santa Rita, na região Metropolitana de Porto Alegre (RS), terá maior visibilidade com o lançamento do selo identificador da produção orgânica do município, e da identificação de instituições de ensino que adquirem alimentos livres de agrotóxicos para a alimentação escolar.

Fruto da parceria entre a Cooperativa de Prestação de Serviços Técnicos (Coptec), do MST, prefeitura e agricultores assentados de Nova Santa Rita, a iniciativa foi lançada nesta segunda-feira (26), na Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa. 

De acordo com Sandra Nunes Rodrigues, da Coptec, ela fortalecerá a produção orgânica e o Programa de Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

Ato de lançamento do selo foi realizado na última segunda-feira.jpg
Ato de lançamento do selo foi realizado na última segunda-feira

“A sociedade e a comunidade escolar de Nova Santa Rita têm a possibilidade de consumir alimentos orgânicos, produzidos no próprio município, e garantidos por um sistema de inspeção participativo, que comprova toda a certificação orgânica”, explica Sandra. 

A iniciativa compreende a identificação de instituições de ensino do município que optaram por oferecer aos seus alunos alimentos saudáveis e também da produção orgânica em feiras e eventos. 

Para isto, em escolas municipais serão coladas placas com a frase: “Os alunos desta escola consomem produtos orgânicos dos Assentamentos da Reforma Agrária pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), cumprindo a Lei Federal n. 11.947.2009”. Já para o uso em feiras, os produtores terão disponível banner que identificará o tipo de produção.

Para a prefeita Margarete Simon Ferretti (PT), o selo da produção orgânica do município será uma referência para os produtores locais nos espaços de comercialização. 

Durante o lançamento, ela destacou a importância da parceria com o governo federal no Programa de Aquisição de Alimentos da Agricultura Familiar (PAA) e Pnae, levando alimentos saudáveis à população e à rede de ensino municipal.
 

Escolas que oferecem alimentação orgânica serão identificadas.jpg
Escolas que oferecem alimentação orgânica serão identificadas

Desde o ano de 2010, em cooperação, famílias assentadas que recebem assistência técnica da Coptec entregam alimentos às 16 escolas do município e a três escolas estaduais.

O ato de lançamento do selo contou com a presença de assentados e assentadas, representantes da Coptec, Cooperativa Central dos Assentamentos de Reforma Agrária do Rio Grande do Sul (Coceargs), pais, alunos, servidores públicos municipais e parlamentares. 

* Com informações da prefeitura de Nova Santa Rita