MST comemora 30 anos de luta e resistência do ES

Em 1985, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se consolidava no Espírito Santo ao realizar sua primeira ocupação de terra.

 

MST Douglas.jpg

 

Da Página do MST 

 

No dia 27 de outubro de 1985, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra se consolidava no Espírito Santo ao realizar sua primeira ocupação.

Cercas vieram abaixo abrindo passagem para que homens, mulheres e crianças pisassem na terra e ali fincassem suas barracas de lona preta, ao mesmo tempo em que hasteavam a bandeira vermelha como sinal de vitória na ocupação.

Depois de 30 anos de resistência em terras capixabas, integrantes do Movimento se reuniram entre os dias 23 e 25 de outubro para comemorar e discutir novas formas de lutas e resistência.

Na ocasião, foram destacadas algumas significativas conquistas das mais de três mil famílias que desafiaram o latifúndio e hoje, assentadas,  produzem alimentos e renda no estado. 

Durante o encontro os Sem Terra também debateram sobre o método de ensino das escolas nos assentamentos, fruto de uma organização que prioriza uma educação pioneira, com um quadro de educadores que se destacam em nível nacional.

Exemplo disso é o Centro de Formação Maria Olinda que abriga cursos de formação e atividades organizativas e que, com o passar do tempo, se transformou em uma trincheira na batalha de idéias.

Assim, embalados pelas cantorias dos militantes e cantadores do povo, a festa que contou com a presença do cantor e compositor Zé Geraldo, rolou noite adentro.

Além dessas, outras atrações como a feira de produtos oriundos de vários assentamentos do estado também foi realizada.

Foram feitas homenagens aos militantes e dirigentes que, independente da área de atuação, resistem para levar adiante a luta pela terra, pela Reforma Agrária e pela transformação social.

Também estiveram presentes no evento entidades sindicais e representantes de órgãos públicos que participaram da análise de conjuntura realizada pelo membro da coordenação nacional do MST,  João Pedro Stédile.

feira.jpg