MST participa de audiência para discutir situação de fazenda ocupada em Santana do Livramento

Para os Sem Terra, essa audiência é a primeira vitória desde a ocupação, pois terão a oportunidade de mostrar as contradições da área.
12107116_10204196357423952_94659064475825291_n.jpg
Cerca de 400 famílias Sem Terra ocupam a área de 500 hectares desde o dia 18 de outubro.

Por Catiana Medeiros
Da Página do MST

Nesta sexta-feira (30), a partir das 9h30, será realizada uma audiência no Fórum de Santana do Livramento, na região da Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, para tratar de uma área ocupada por cerca de 400 famílias Sem Terra, desde o último dia 18 de outubro.

A audiência convocada pela oficial escrevente Rafaella de Menezes Pacheco, da 1ª Vara Civil da Comarca de Santana do Livramento, contará com a presença de representantes do MST, o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra/RS), Roberto Ramos, e o proprietário da fazenda, Aldorindo Pereira Assunção, que também deve participar. 

“Essa audiência é a primeira vitória que tivemos desde a ocupação, e agora teremos a oportunidade de buscar justiça em relação as contradições que o fazendeiro diz não existir sobre a área”, explica Vicente Willes, da coordenação estadual do MST. 

Os Sem Terra cobram do Incra a vistoria da fazenda, que possui em torno de 500 hectares e é considerada improdutiva. Eles também reivindicam a destinação de novas áreas para o assentamento das cerca de 2 mil famílias acampadas no estado. 

No último domingo (25), as famílias acampadas foram informadas por um oficial de justiça sobre a decisão da juíza Carmem Lúcia de reintegração de posse da área. Os Sem Terra teriam 48 horas para deixar o local, contudo, eles conquistaram a suspensão temporária do despejo.