MST participa da greve dos petroleiros no Paraná

200 trabalhadores das áreas de Reforma Agrária estão acampados junto aos petroleiros, petroquímicos, e membros da CUT.

10620298_1086098481409100_397516434356386913_o.jpg

Por Riquieli Capitani
Da Página do MST

Na luta contra a privatização da Petrobrás, em defesa da vida e da soberania nacional, o MST participa da greve dos petroleiros que acontece na Refinaria Presidente Getúlio Vargas (Repar) e na Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (Fafen), no município de Araucária, Paraná, desde o último domingo (1).

Os 200 trabalhadores e trabalhadoras vindos das áreas de Reforma Agrária do movimento no estado paranaense estão acampados junto aos petroleiros, petroquímicos, e membro da Central Única dos Trabalhadores (CUT) na principal estrada de acesso à Refinaria Presidente Getúlio Vargas (REPAR) e à Fábrica de Fertilizantes Nitrogenados (FAFEN), próximo à Rodovia do Xisto.

“Fizemos uma análise no momento que estamos vivendo no Brasil, a crise na Petrobrás, e entendemos que é nesses momentos que empresas privadas e grupos políticos aproveitam para retirar direitos dos trabalhadores e trabalhadoras, e inclusive se usam disso para tentar privatizar um patrimônio do povo brasileiro”, afirma Joabe Mendes de Oliveira, da direção do MST no Paraná.

 

20151106052001.jpg

Para ele, “é justamente por entendermos que a Petrobrás é nossa, é também do povo Sem Terra, que nós estamos aqui para defender a Petrobrás. Estar junto ao petroleiros e petroquímicos é nossa tarefa.”

Acampada há 13 anos em Ortigueira, Acampamento Che Guevara, Valdete da Rosa comenta que a união da luta entre petroleiros, petroquímicos e Sem Terra é fundamental para garantir que a Petrobrás não seja privatizada.

“Largamos tudo lá no nosso acampamento, casa, plantações, colheitas, porque entendemos que é nossa responsabilidade garantir do nosso futuro e dos nossos filhos. Com a produção que a Petrobrás têm for mantida no nosso país vamos poder melhorar nossa educação, saúde e também teremos mais investimentos na agricultura familiar, é por isso que estamos aqui.”

Segundo Regina Duarte, presidenta da CUT no Paraná, “o MST está dando mais um exemplo de como é viver em sociedade. O Movimento pensa a vida no campo e na cidade, e sabe que a privatização da Petrobrás pode afetar a vida deles em seus assentamentos e acampamentos”.

Na manhã da última quinta-feira (5), os trabalhadores que estão mobilizados fizeram uma marcha seguido de ação de denuncia em frente a Fafen.

O ato teve o objetivo de denunciar o assédio por parte das empresas aos trabalhadores para que não apoiem a greve, mantendo-os na produção durante a greve com sobrecarga de trabalho e sem brigada de segurança, aquilo que os sindicatos estão denominando “cárcere privado”.