Direito à alimentação saudável é tema de aula pública em Porto Alegre

O evento é o primeiro em parceria da Frente Parlamentar com diversos movimentos sociais e entidades que estão unidos a partir do lançamento da Frente no Rio Grande do Sul.

Por Leandro Molina
Da Página do MST

No próximo sábado (14), a Frente Parlamentar Gaúcha realiza uma aula pública em Defesa da Alimentação Saudável.

Temas como o direito dos consumidores, efeitos nocivos dos agrotóxicos para a saúde e meio ambiente serão tratados no encontro que contará com a presença de João Pedro Stedile, da coordenação nacional do MST.

O evento é o primeiro em parceria da Frente Parlamentar com diversos movimentos sociais e entidades que estão unidos a partir do lançamento da Frente no Rio Grande do Sul, além de agricultores familiares, consumidores e apoiadores da iniciativa.

“O Brasil ocupa a triste posição de campeão mundial no consumo de veneno, nossa intenção é alertar os consumidores sobre esse perigo. Queremos que os alimentos representem a vida, e não a doença”, explica o coordenador da Frente Parlamentar, deputado estadual Edegar Pretto (PT).A aula pública é um contraponto aos inúmeros projetos de lei acolhidos no Congresso, como a retirada do alerta de alimento transgênico e outros que tentam acabar com leis consolidadas em defesa da vida, meio ambiente e alimentação saudável.

Você sabe o que está comendo?

– O Brasil é campeão mundial no uso de agrotóxicos. Cada brasileiro consome em média 7,3 litros de veneno agrícola por ano. O RS tem índice superior ao nacional, e a média de consumo dos gaúchos sobe para 8,3 litros, conforme dados da Associação Brasileira de Saúde Coletiva.

– Hoje, há mais de duas mil formulações de agrotóxicos registradas nos ministérios da Saúde, da Agricultura e do Meio Ambiente, sendo que dos 50 mais utilizados nas lavouras brasileiras, 22 são proibidos na União Europeia.

– Estudos da Universidade Federal de Mato Grosso apontam a presença de substâncias de agrotóxicos em amostras de sangue humano, água, no leite materno e resíduos em alimentos consumidos pela população em geral.

Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável

Lançada em agosto de 2015, a Frente Parlamentar Gaúcha em Defesa da Alimentação Saudável, tem como objetivo ampliar o debate sobre o direito da população à alimentação segura e promover avanços na construção de políticas públicas de proteção aos consumidores e ao meio ambiente.

A palestra começa às 10h no monumento ao expedicionário do parque da Redenção, ao lado da feira agroecológica. 

Após o evento será realizado o projeto Roda de Zamba especial, com show musical das bandas ZambaBen, Lili Fernandes, Chama Violeta, Eu, tu, eles, The Good Samaritans e Triathlon.