No Sertão do São Francisco, Sem Terra estudam a lógica de dominação do capital

Durante o encontro, os trabalhadores também relembraram os cinco anos de resistência do Acampamento Palmares.

IMG-20151113-WA0033.jpg

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

Cerca de 180 Sem Terra realizaram o 10º Encontro da brigada Sertão do São Francisco, o evento que aconteceu entre os dias 13 e 15/11 no Acampamento Fábio Santos, em Curaçá, na região norte da Bahia, teve o objetivo de estudar os mecanismos de dominação do capital e avançar na organização das lutas em defesa da Reforma Agrária.

Para Alexandra Santos, do setor de formação, o encontro conseguiu envolver os trabalhadores em diversas atividades que possibilitaram a troca de conhecimento e a projeção de novas lutas para o próximo ano. 

“Queremos inspirar e motivar a militância a continuar lutando em defesa da terra. Para isso é necessário compreender nossas bandeiras e assim, dialogar com a sociedade”, disse Santos.

Já Jovenildo, mais conhecido como Teixeira, da direção estadual do MST, o encontro superou todas as expectativas. 

“O estudo conseguiu trazer elementos que nos ajudarão a fortalecer a luta e ferramentas para enfrentar o latifúndio”, destacou.

Além dos estudos que estavam acontecendo em plenária, a ciranda infantil contou com a participação de dezenas de Sem Terrinha que por meio de brincadeiras e histórias aprenderam o significado da luta.  

“As atividades lúdicas são ferramentas que formam os sujeitos. Nossos Sem Terrinha são construtores da história do MST e está mensagem precisa ser passada para os pequenos”, enfatizou os educadores infantis.

Na noite do dia 15, finalizando o encontro, os trabalhadores rememoraram a história de cinco anos de resistência do Acampamento Palmares, localizado em Juazeiro, através de diversas atividades culturais e os símbolos da luta.