Escola do campo realiza seminário sobre Diversidade Cultural no Paraná

O objetivo do evento foi desenvolver ações que fomentem as relações étnicas raciais para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira nas escolas.

geani_paula (1).JPG

 

Por Geani de Souza
Da Página do MST

 

Entre os dias 16 e 20 de novembro, o Colégio Estadual do Campo Aprendendo com a Terra e com a Vida, localizado no município de Cascavel, no Paraná, recebeu a semana da Diversidade Cultural, um evento multidisciplinar que abordou temas como etnia racial, culturas africanas e indígenas.

O objetivo do evento foi desenvolver ações que fomentem as relações étnicas raciais para o desenvolvimento da cultura afro-brasileira nas escolas.

O evento contou com apresentações de dança afro, capoeira, exposições de fotos e artesanatos indígenas, além de depoimentos de aldeões do município.

Para o educador Edenilson Prestes, a realização do evento nasceu de um projeto antigo de trabalhar a temática afro com os educandos da escola.

“A semana da diversidade cultural foi importante para conscientizar os educandos na questão do racismo, do preconceito. E também conseguimos trazer palestras sobre vivências, para eles entenderem melhor as questões indígenas, além de despertar o interesse pela arte”, explicou Prestes.

Para a educandaVanessa da Silva,12 anos, a atividade fortaleceu as questões culturais dos povos brasileiros.

“Entender a capoeira foi importante para aprender sobre a luta dos negros que, além de ser uma luta, é uma dança e um esporte que eu gosto muito”, finalizou Vanessa.