Sem Terra debatem organicidade e mobilizam-se para 26º encontro estadual

Entre os dias 21 e 22 de novembro, trabalhadores rurais de 31 assentamentos e 20 acampamentos do médio sertão paraibano, participaram do X Encontro da Brigada Patativa do Assaré, no município de Condado.

Assentados debatem reforma agrária popular durante  encontro de brigada.JPG

Por Marcos Lima
Da Página do MST

Entre os dias 21 e 22 de novembro, trabalhadores rurais de 31 assentamentos e 20 acampamentos do médio sertão paraibano, participaram  do X Encontro da Brigada Patativa do Assaré realizado na Escola Municipal Sebastião Alves de Lima, no município de Condado. 

No primeiro dia de atividades os militantes analisaram a atual conjuntura política nas três esferas, produção dentro da reforma agrária, transição agroecológica e avaliaram a atuação dos militantes dentro do polo.

“Temos que compreender o Movimento para que a gente se sinta como MST e continuemos com a luta. O encontro é sobretudo, um espaço de reflexão”, disse o assentado e militante Gideão. 

Já no segundo dia os militantes estudaram o processo de reforma agrária popular, organicidade dentro do movimento, planejamento e encaminhamentos.

Segundo José Fábio, assentado no PA Mundo Novo no município de São Mamede, o encontro é importante para socializar as lutas travadas pelos Movimento, a organização e o sentido do ser militante.

“Nós agricultores temos que estar organizados e unidos, só assim vamos conseguir ter um futuro melhor, tantos os assentados quanto os acampados”, acrescentou o assentado. 



Na Paraíba o MST está divido em cinco Pílos: Patativa do Assaré (Sertão), Juazeiro (Sertão/Vale do Piancó), Zé Marculino (Cariri), Caetés (Curimataú) e João Pedro Teixeira (Zona da Mata/Várzea).

Sendo um espaço de estudo e debates o X Encontro da Brigada Patativa do Assaré, serviu também como uma preparação para o 26º Encontro Estadual do MST/PB, o qual ocorrerá entre os dias 17,18 e 19 de dezembro, na capital João Pessoa.