Levante da Juventude realiza café da manhã com produtos da reforma agrária na UEFS

O café faz parte da “Calourada do Levante Popular da Juventude” na UEFS, cujo tema “Queremos a universidade de portas abertas”, pretende estreitar a relação da universidade com os movimentos sociais e comunidade.

Da Página do MST

Nesta quarta-feira (16/12), o Levante Popular da Juventude realizará um café da manhã,  a partir das 7h, com produtos da agricultura familiar no Canteiro Central da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS).  

A atividade faz parte da recepção aos calouros e calouras do semestre 2015.2 e tem como objetivo visibilizar a pauta do Bandejão Popular, que defende a aquisição de alimentos oriundos da agricultura familiar para os restaurantes universitários. 

O café da manhã faz parte da “Calourada do Levante Popular da Juventude” na UEFS, cujo tema “Queremos a universidade de portas abertas”, pretende estreitar a relação da universidade com os movimentos sociais e comunidade. 

Após o café será realizado uma aula pública sobre a conjuntura da educação e um ato de solidariedade aos estudantes secundaristas de São Paulo.

12308256_923474687688716_9078639783326277356_n (1).jpg

Bandejão Popular com Agricultura Familiar

O Levante defende a pauta do Bandejão Popular desde 2013 quando realizou um ato almoço na UEFS junto com MST, MPA e outros movimentos sociais. 

A proposta é que as universidades estaduais adquirem os alimentos para seus restaurantes universitários diretamente das famílias camponesas a partir do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), como já acontece em diversas instituições de ensino superior do país, como UFPel e UFPR.

Em 2015, o movimento realizou um ato na Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), em Salvador, obtendo respostas positivas do secretário Jerônimo Rodrigues.

Na UEFS, espera-se manter o diálogo com a Administração Central para que a proposta se concretize em 2016.