Na Bahia, Jovens Sem Terra comemoram conclusão de curso

"Este momento só foi possível porque há 16 anos as famílias Sem Terra colocaram a bagagem nas costas e, movidos pelo desejo de ter o seu pedaço de chão, realizaram uma ocupação de terra".

IMG-20151214-WA0051.jpg

 

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia
Da Página do MST

 

No último sábado (12), Sem Terras comemoraram a formatura da 1º turma do 9º ano, do ensino fundamental II, da escola municipal Paulo Freire, localizada no assentamento São Francisco, em Juazeiro, Bahia. 

De acordo com Paulo Cesar, da direção estadual do Movimento, este momento só foi possível porque há 16 anos as famílias Sem Terra colocaram a bagagem nas costas e, movidos pelo desejo de ter o seu pedaço de chão, realizaram uma ocupação de terra.

“O sonho da terra é um objetivo, porém, construir uma escola de ensino fundamental II no assentamento e formar jovens Sem Terra a partir de uma pedagogia libertadora é tornar este sonho uma realidade concreta”, explicou.

A mística em torno deste momento resgatou a luta dos trabalhadores do assentamento em defesa da educação do campo e apontou as principais dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no processo de construção da Escola na comunidade. 

Socorro Varela, também da direção do MST, relembrou que muitos dos alunos que estão concluindo nasceram e estudaram desde a educação infantil no Assentamento.  “Hoje encerram um ciclo e iniciam uma nova etapa em suas vidas”.

Já o vereador, Tiano Félix (PT), disse que este momento é único na vida dos jovens Sem Terra. “Reafirmo o meu compromisso com a educação do campo. Sempre estaremos aqui para contribuir no que preciso, afirmou Tiano.

Estiveram presentes no ato: Beto Galego, secretário de agricultura de Sobradinho, Nadja Ivana, dirigente da brigada Sertão do São Francisco, Carlos Henrique, do setor de educação da regional, Reginaldo Lorival, coordenador do Assentamento São Francisco e a gestora da escola, Ana Patrícia.