Sem Terra de MS participam de ato unitário contra o impeachment e o ajuste fiscal

Três mil pessoas protestaram principal praça de Campo Grande, a Ary Coelho.

mst_frente3.jpg

Por Karina Vilas Boas
Da Página do MST

Mais de 300 Sem Terra de Mato Grosso do Sul participaram do ato da Frente Brasil Popular, nesta quarta-feira (16), que reuniu 3 mil pessoas de movimentos sociais, sindicais e militantes das mais diversas causas, na principal praça de Campo Grande, a Ary Coelho, em defesa da democracia, contra o reajuste fiscal e pelos direitos da classe trabalhadora do campo e da cidade.

De acordo com Jonas Carlos da Conceição, da direção nacional do MST/MS, é visível o avanço no país de uma onda conservadora que vai contra diversos direitos conquistados pelos trabalhadores ao longo do tempo.

“Nesse momento a união da classe trabalhadora do campo e da cidade é essencial para nos fortalecermos e lutarmos contra o golpismo, representado pelos setores mais conservadores, que não estão apenas tentando derrubar conquistas históricas, como a democracia e o direito do povo escolher os seus governantes, como estão tentando dar fim as reformas que sonhamos, como a Reforma Agrária Popular”, disse.

Durante o ato ficou claro que outro pé programático da Frente Brasil Popular é associado à salvaguarda da democracia e o combate à política econômica adotada pelo governo depois da reeleição, centralizada pelo chamado ajuste fiscal.

Sobre isso, Jonas Carlos disse que os movimentos unidos e que compõe a Frente Brasil Popular estão lutando simultaneamente pela democracia e pelo fim do sequestro da agenda governamental pelos interesses do capital financeiro.

“A bandeira da democracia é essencial para resistir às tentativas de desestabilização e derrubada da presidenta, mas para além disso, queremos o fim deste ajuste fiscal que atinge diretamente o bolso do trabalhador e da trabalhadora, queremos ver questões como a taxação das grandes fortunas implantadas”, ressalta.

Sem propósitos eleitorais, a Frente se apresenta como instrumento de mobilização popular e programática, aberta a todas as correntes democráticas. 

Ainda que seus objetivos fundamentais sejam imediatos, ajudar a derrotar as forças reacionárias e libertar o governo das amarras conservadoras nas quais se emaranhou desde as eleições, a Frente Brasil Popular também expressa esforço de renovação militante.