Encontro discute a massificação da luta pela terra para o próximo período

Na ocasião, a importância de construirmos diariamente um diálogo junto à sociedade para avançarmos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária se fez presente.

 

IMG_0416.JPG
Foto: Julia Marques

Por Luiz Mário de Santana
Da Página do MST

Durante os dias 17 a 20 de dezembro, ocorre no Centro de Formação Canudos, localizado no Assentamento Moacir Wanderley, Região Metropolitana de Sergipe 20º encontro estadual do MST, que esse ano traz como um dos pontos centrais de discussão o processo de massificação do Movimento.

Na abertura do encontro, a mística simbolizou o crime ambiental de responsabilidade da Vale – Samarco que ocorreu Mariana em Minas Gerais e representantes de diversas organizações sociais do campo e da cidade estiveram presentes para saudar e fortalecer a unidade da luta. Na ocasião, a importância de construirmos diariamente um diálogo junto à sociedade para avançarmos na construção de uma sociedade mais justa e igualitária também se fez presente. 
 

IMG_0412.JPG
Foto: Julia Marques

Para José Ivaldo, assentado e Educando do curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) da turma Eugênio Lyra (Pronera), existe um grande avanço no conjunto da organização nesses últimos 30 anos que tem sido fruto de um trabalho de formação política, no sentido de combater as contradições existentes como forma de superar as necessidades da classe trabalhadora do campo e da cidade, como protagonista de sua própria história.

Participam do encontro famílias sem terra acampadas e assentadas de todo o estado do Sergipe, que vieram na expectativa de ajudar nas discussões e na elaboração de um planejamento para os próximos períodos. Além disso, foi montado um espaço cultural onde todos os que estão presentes no encontro terão a oportunidade de apreciar e comprar artesanatos produzidos nos assentamentos, bem como, a montagem de uma exposição de fotos que caracteriza as várias formas e elementos da cultura Sergipana.