Na Chapada Diamantina, agroecologia e educação são apontados como desafios

Mais de 200 Sem Terra participaram do encontro regional em Itaberaba, em preparação ao Encontro Estadual da Bahia.

3b5e0dd1-3dd6-455a-9bdd-c143ca0a0453.jpg

Do Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

Com muita mística e animação, cerca de 200 trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra, assentados e acampados, realizaram entre os dias 18 e 20/12 o 20º Encontro Regional do MST na Chapada Diamantina, em Itaberaba.

Durante o encontro, os trabalhadores debateram o atual cenário político, debatendo  os desafios que a classe trabalhadora para o próximo período, além de planejaram ações para 2016. 

De acordo com Diana Lima, do setor de formação do MST, foram três dias de muito debate onde toda militância participou, construiu e planejou as lutas.

A Reforma Agrária Popular, massificação, educação, formação e produção foram alguns dos eixos norteadores do debate que propôs, além da exposição em plenária, realizar diversos grupos de estudos.

Além disso, a realização do encontro no município de Itaberaba foi considerada importante pelos trabalhadores, já que abriu novas possibilidades nas relações políticas e sociais na região. 

 

AsiP9MOLZI5xrpCHPvtp4qL_pfuWdAW4tyJCZN1PP4lE.jpg

Durante as noites, os Sem Terra fortaleceram a cultura local com a valorização das manifestações artísticas e culturais da região. 

Para Domingas Farias, da direção estadual do MST, os objetivos propostos foram alcançados.

“Durante o encontro, conseguimos aprofundar o debate em torno do cenário político e sobre os avanços e os desafios que temos a Reforma Agrária hoje no Brasil e na Bahia, e como isso se projeta aqui na Chapada Diamantina”, explicou. 

Ela pontua ainda três desafios que o MST possui na região. “Primeiro, precisamos construir outros espaços de formação que envolva mais trabalhadores. Em seguida, é necessário organizar a nossa educação nos assentamentos e acampamentos. Por fim, precisamos aprofundar o debate da produção agroecológica e fortalecer o nosso diálogo com a sociedade a partir desta base produtiva”. 

Rumo ao Encontro Estadual

Este foi o último encontro regional realizado pelo MST na Bahia em preparação ao 28º Encontro Estadual, que acontecerá entre os dias 10 e 13 de janeiro, no Parque de Exposição, em Salvador. 

Mais de 1.500 trabalhadores são esperados para esta atividade estadual, que terá o objetivo de aprofundar o debate em torno da Reforma Agrária Popular e construir linhas de ação para o próximo período de luta.