MST realiza curso de formação para juventude no Ceará

O objetivo do encontro é fortalecer a formação política dos jovens para que esses possam atuar em diversas frentes no fortalecimento da luta da classe trabalhadora regional.

12571410_1148622841854682_1412520108_n.jpg

 

Por Tiago Pereira
Da Página do MST 

 

O ano de 2016 começa com formação e luta para a juventude Sem Terra do estado do Ceará e das regiões do litoral oeste, norte e metropolitana.

Entre os dias (10 e 16/01), cerca de 70 jovens do estado do Ceará e das regiões do litoral oeste, norte e metropolitana, realizam a 3ª etapa da Escola de Formação da Juventude da grande região do Litoral. 

A história da luta pela terra, o papel da juventude e seus desafios, a mídia burguesa, luta de classes e agroecologia foram alguns dos temas que fizeram parte da programação. 

O objetivo do encontro é fortalecer a formação política dos jovens para que esses possam atuar  em diversas frentes no fortalecimento da luta da classe trabalhadora regional. 

Além dos debates, acontece durante o encontro oficinas de muralismo, teatro, cordel e dança de coco. 
 

Histórico

O curso de formação foi planejado pela coordenações das regiões para suprir a necessidade de formação e organização da juventude nos acampamentos e assentamentos do MST. 

Com as aulas os jovens tem maior desenvolvimento político e social, seja nas tarefas praticas nas comunidades e na organização do Movimento. 

A primeira etapa do curso foi em janeiro de 2015, na Escola do Campo Nazaré Flor no assentamento Maceió em Itapipoca, com mais de 60 jovens. 

Já a segunda aconteceu em julho do mesmo ano na Escola do Campo Francisco Araújo Barros, com o mesmo total de participantes no Assentamento Lagoa do Mineiro, em Itarema.