Em noite cultural, Sem Terra festejam Encontro Estadual na Bahia

Para os trabalhadores, esta simbologia leva em sua essência as marcas da resistência, da luta e das conquistas destes 32 anos do MST nacionalmente.

 

Do Coletivo de Comunicação da Bahia

 

As atividades culturais do 28º Encontro Estadual do MST na Bahia aconteceram nesta terça-feira (12), numa noite com grandes celebrações, emoções e homenagens.

As bandeiras que simbolizam as diversas lutas em defesa dos direitos da classe trabalhadora ocuparam os corredores da plenária. 

Enquanto isso, canções que marcam as lutas e alimentam a esperança de construir uma sociedade melhor, estavam sendo cantadas no palco por cantadores e cantadoras da Reforma Agrária. 

Assim, começou mais uma noite cultural do MST na Bahia.

Para os trabalhadores, esta simbologia leva em sua essência as marcas da resistência, da luta e das conquistas destes 32 anos do MST nacionalmente.

De acordo com Lucinéia Durães, da direção estadual, reconhecer a participação de nossa militância, que se encontra em diversos espaços de luta, é uma tarefa cotidiana. 

“Queremos que nossos convidados e amigos, possam se sentir parte desta organização pois somos todos irmãos e irmãs, companheiros e companheiras, que lutam por uma sociedade melhor”, disse.

Versando a Luta

Na última noite cultural também foi lançado o CD “Versando a Luta”. O álbum foi construído pelo coletivo nacional de cultura do MST, e contou com a participação de trabalhadoras e trabalhadores Sem Terra que embalam a luta em defesa da Reforma Agrária através da música. 

De acordo com Djacira Araújo, o álbum possui músicas que há décadas estão sendo cantadas nas ocupações, marchas, encontros e em diversas ações do MST. 

“Essas canções renovam a esperança, fortalecem a consciência e animam a luta. São melodias que se revoltam contra a opressão e a exploração”, explicou.

Algumas das canções gravadas marcam ações do MST na Bahia, exemplo disso, são as composições do militante Ojefferson Santos, que embora não esteja mais presente na luta, deixou um legado artístico.