Trabalhadores dão exemplo de cooperação e participação na luta pela terra

O Trabalho coletivo durante o 28º Encontro Estadual do MST cumpre o objetivo de potencializar as forças das famílias Sem Terra por meio da distribuição de tarefas para a execução de atividades.

_DSC2124 (2).jpg

Por Coletivo de Comunicação do MST na Bahia

A realização do 28º Encontro Estadual do MST na Bahia, em Salvador, é o resultado da ação conjunta e planejada de homens e mulheres que durante meses vem desenvolvendo diversas tarefas em defesa desta construção.

Dentre elas, a equipe de cozinha desempenha uma tarefa fundamental, de alimentar a todos os militantes envolvidos nesta realização.

Mulher e trabalhadora Sem Terra, Maria Helena Ramos, mãe de três filhos, acampada há sete anos no Acampamento Mocó, em Feira de Santana, participa da história do MST contribuindo na cozinha de sua regional, o recôncavo.

Dona Heleninha como gosta de ser chamada, descreve a rotina da equipe de cozinha durante o evento.

“As atividades começam a partir das quatro horas da manhã para preparar o café que é servido as seis. Em seguida, começa os preparativos para o almoço que é servido ao meio dia, e posteriormente, vem a preparação do jantar. Normalmente, as atividades da cozinha se encerram as dez horas da noite”, explica.
 

_DSC0954 (2).jpg

Ela conta ainda, que a equipe de cozinha é composta por homens e mulheres das diversas regiões da Bahia, que se distribuem em nove cozinhas para atender a demanda dos 1.500 participantes durante os quatro dias de encontro.

“90% dos alimentos consumidos no evento foram produzidos de forma agroecológica nos diversos acampamentos e assentamentos do MST na Bahia”.

“Me sinto feliz por fazer parte da equipe que prepara a alimentação para os companheiros e companheiras que estão presentes no encontro”, destaca.

“A realização desse evento para nós, os Sem Terra, é de suma importância, pois nos permite aprimorar os conhecimentos através da inserção nas atividades”, conclui Helena.

Equipes

As equipes de trabalho do 28º Encontro Estadual do MST cumpre o objetivo de promover a participação e cooperação das famílias Sem Terra, a fim, de potencializar suas forças através da distribuição de tarefas para a execução de atividades.

No encontro, centenas de militantes se distribuem em equipes, como: ciranda infantil, ornamentação, disciplina, saúde, limpeza, animação, secretaria, comunicação, infraestrutura, transporte, cozinha, agitação e propaganda, entre outras.